Espetáculo une dança, teatro de bonecos e projeções visuais em homenagem ao Paraná
Peça infantil em Guaíra celebra a cultura paranaense com dança e teatro de bonecos.
Maria em busca de Hovy
O azul das gralhas, o verde das araucárias e outras belezas do Paraná ganham vida no palco em “Maria em busca de Hovy”. A montagem combina dança contemporânea, teatro de bonecos e projeções visuais para recriar o imaginário do estado com poesia e emoção. Com direção de Eunice Oliveira e trilha original de Andrea Oliveira, o espetáculo estreia no dia 23 de outubro (quinta-feira), às 19h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). A entrada é gratuita mediante reserva pelo Sympla.
Uma jornada poética
A obra propõe uma jornada poética pelo território paranaense inspirada na lenda da Gralha Azul, ave encarregada de semear a araucária, árvore símbolo do Estado. A história acompanha Maria, uma menina curiosa e corajosa que sai em busca do pássaro Hovy, palavra que significa “azul” em guarani, e embarca em uma travessia pelas paisagens e encantos do Paraná.
Arte e identidade
Ao transformar o palco em um espaço de descoberta e pertencimento, “Maria em busca de Hovy” amplia o olhar sobre a infância e a identidade paranaense. “Queremos que as crianças se reconheçam nesse território e percebam que sua própria terra é feita de histórias, cores e vozes que merecem ser ouvidas”, afirma Simone Bönisch, coordenadora do projeto.
Próximas apresentações
Após a temporada no Guairinha, Maria em busca de Hovy retorna aos palcos nos dias 29 e 30 de novembro (sábado e domingo), no Teatro José Maria Santos, com sessões gratuitas abertas ao público às 16h e às 18h. E em dezembro, o projeto ganha o ambiente digital, com duas exibições do registro completo do espetáculo no canal da @bpcproducoes no YouTube, incluindo uma versão com recursos de acessibilidade ampliados.