HomePolíticaEstadualParaná é reconhecido por ações no combate à transmissão vertical do HIV,...

Paraná é reconhecido por ações no combate à transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B

Estado recebe certificações do Ministério da Saúde por boas práticas na saúde materno-infantil

O Paraná foi certificado pelo Ministério da Saúde por avanços no combate à transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B.

O Governo do Paraná foi reconhecido nesta semana pelo Ministério da Saúde pelo desempenho no combate à transmissão de sífilis, HIV e Hepatite B de mãe para filho. O estado recebeu o “selo de eliminação” da transmissão vertical do HIV e a recertificação com o Selo Bronze por boas práticas na eliminação das outras infecções.

Importância das certificações

A reunião virtual de reconhecimento teve a presença de representantes do Ministério da Saúde e da sociedade civil. A transmissão vertical ocorre quando a doença é passada da mãe para o filho durante a gestação ou parto, e com os cuidados adequados, o risco de transmissão do HIV pode ser reduzido a apenas 1%.

Comprometimento do Paraná

César Neves, secretário estadual da Saúde em exercício, afirmou que o reconhecimento ressalta o compromisso contínuo do Paraná em fortalecer as políticas de saúde. Ele destacou que a transmissão vertical da sífilis é uma grave ameaça à saúde pública, podendo causar complicações severas nos recém-nascidos. O Paraná se destaca por ter obtido três certificações em um único processo.

Ações e resultados

Desde 2019, o Paraná desenvolve estratégias de redução do risco de transmissão, como monitoramento ativo e capacitações para gestores e profissionais da saúde. Atualmente, o estado conta com uma rede de 2.739 estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, alcançando uma cobertura de 93,92% da população paranaense. O aumento nos testes rápidos e atendimentos para ISTs demonstra a eficácia das ações implementadas.

Reconhecimento em nível nacional

O Paraná é um dos poucos estados a receber essas certificações e tem sido um exemplo nacional no enfrentamento da transmissão vertical. Municípios como Curitiba, Guarapuava, e outros, destacam-se pelas conquistas nas ações de eliminação. Os resultados obtidos refletem o trabalho integrado entre diferentes esferas de governo e a atuação eficaz do Sistema Único de Saúde (SUS).

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS