HomePolíticaEstadualParaná sediará 99ª operação do Projeto Rondon em 2026

Paraná sediará 99ª operação do Projeto Rondon em 2026

Parceria com o Ministério da Defesa visa ações de cidadania e desenvolvimento sustentável em municípios do estado

Em janeiro de 2026, Paraná sediará a 99ª operação do Projeto Rondon, com foco em cidadania e desenvolvimento sustentável.

O Paraná vai sediar em janeiro de 2026 a 99ª operação nacional do Projeto Rondon, que mobiliza professores e estudantes universitários em ações de cidadania e desenvolvimento sustentável. A iniciativa será realizada a partir de acordos de cooperação firmados na segunda-feira (20) entre o Governo do Estado, o Ministério da Defesa e 12 municípios. O lançamento aconteceu em Apucarana (Vale do Ivaí), na sede do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Objetivos da Operação Pé Vermelho

Denominada Operação Pé Vermelho, a ação contará com a participação de 252 voluntários, os chamados rondonistas, de 20 instituições de ensino superior de nove estados. As atividades buscam aproximar o meio acadêmico das comunidades, incentivando a aplicação prática do conhecimento científico em locais com desafios estruturais, sociais e econômicos.

Participação das instituições

Seis instituições de ensino superior do Paraná, incluindo quatro públicas, participarão da operação, além de instituições de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Paraíba. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), custeará parte das despesas com um investimento de R$ 263 mil.

Planejamento e preparativos

Os coordenadores da ação participam de um simpósio de orientações promovido pelo Ministério da Defesa, que abrange temas estratégicos para o planejamento das atividades. As ações incluem saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento regional, com foco na integração entre universidades e comunidades.

Impacto social da operação

O Projeto Rondon promove cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável, buscando implementar soluções autossustentáveis nas localidades atendidas e fortalecer a consciência social dos estudantes.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS