
Paraná terá programa para incentivar a contratação de pessoas idosas
Proposta de Ney Leprovost (União) soma a outros programas estaduais para a população idosa do Paraná
O Paraná deve ganhar um o programa para incentivar a contratação de idosos no mercado de trabalho, com reforço ao respeito às condições físicas, intelectuais e psíquicas. O projeto de lei, de autoria de Ney Leprevost (União) foi protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
- Confira: Condenados por violência contra a mulher poderão ter nome incluso em cadastro público estadual
Batizado de “Campanha Idade Ativa”, o programa para incentivar a contratação de idosos no Paraná deve ser uma cooperação entre os órgãos públicos, as entidades do setor privado e as organizações não governamentais.
Até 2019, o Brasil tinha mais de 29 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Até 2060, esse número deve ultrapassar 73 milhões, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Diante disso, é necessário que o Poder Público pense políticas públicas, ações e atividades voltadas a empregabilidade deste público”, explicou o deputado estadual.
Com a Campanha Idade Ativa, o Paraná também deverá fomentar o empreendedorismo entre os idosos. Para isso, o estado deve apresentar ferramentas da administração pública que contribuam para o desenvolvimento do próprio negócio e para a geração de renda dos idosos.
Novas iniciativas para idosos no Paraná
Além do programa que busca valorizar a contratação de idosos do Paraná no mercado de trabalho, essa população também ganhará incentivos financeiros para investirem em autonomia, desenvolvimento pessoal e participação em ações comunitárias.
Os benefícios, previstos pelo novo programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, também se estenderão aos cuidadores, que serão reconhecidos pelo estado como contribuintes da economia. O Governo do Paraná pretende investir R$ 7 milhões ao ano para esse fim. CLIQUE AQUI para ver os benefícios do programa.
Há, ainda, a nova lei que garante a gratuidade ou o desconto de 50% para pessoas idosas na aquisição de passagens para utilização dos serviços de transporte rodoviário intermunicipal. A nova legislação prevê a criação da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+, que terá que ser usada para utilização no programa. Agora inicia o prazo de regulamentação, que envolve adaptação dos sistemas e divulgação das novas regras, e a nova política deve entrar em vigor 180 dias (maio de 2025). CLIQUE AQUI para saber como conseguir as passagens gratuitas destinadas aos idosos do Paraná.
*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.