Grupo é investigado por desvio e adulteração de produtos agrícolas
PCPR cumpre 13 mandados judiciais contra quadrilha de desvio de fertilizantes no Paraná.
Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para cumprir 13 mandados judiciais contra uma quadrilha especializada no desvio e na adulteração de fertilizantes. A operação ocorre simultaneamente em Curitiba, Wenceslau Braz e Cascavel, visando desmantelar um esquema que gera perdas a produtores rurais.
Mandados de prisão e busca e apreensão
Os policiais civis estão cumprindo sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão. As investigações começaram em novembro do ano passado, quando a PCPR prendeu cinco pessoas em flagrante em um barracão clandestino localizado em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Na ocasião, a adulteração de uma carga de fertilizantes foi confirmada.
Tentativa de suborno e detalhes do esquema
Durante a abordagem, o proprietário do barracão tentou subornar os policiais com R$ 150 mil e foi autuado por corrupção ativa. Outros envolvidos foram presos por associação criminosa e receptação qualificada. Um deles admitiu o desvio de parte da carga original e a utilização de notas fiscais adulteradas para transporte.
Rastreio e identificação de responsáveis
Após análises periciais, a PCPR rastreou parte da carga em Wenceslau Braz, em posse de um motorista. O delegado André Feltes explica que, com o prosseguimento das investigações, foi possível identificar o indivíduo que criava empresas de fachada para emitir notas fiscais frias para o transporte dos fertilizantes fraudados, recebendo até R$ 500 por cada nota fiscal emitida. Além do responsável pelas notas, foram identificados três motoristas e outros dois indivíduos envolvidos na adulteração.