HomeDESTAQUEEUA criticam programa Mais Médicos e revogam vistos de brasileiros

EUA criticam programa Mais Médicos e revogam vistos de brasileiros

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, criticou o programa Mais Médicos e afirmou que o governo americano revogou vistos de servidores brasileiros que tiveram relação com o programa.

Em publicação no X, Rubio afirmou que o Mais Médicos foi um golpe diplomático inconcebível de “missões médicas” estrangeiras”.

“O Departamento de Estado também está tomando medidas para revogar vistos e impor restrições de visto a vários funcionários do governo brasileiro e ex-funcionários da OPAS cúmplices do esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano. O Mais Médicos foi um golpe diplomático inconcebível de “missões médicas” estrangeiras”, disse.

Em nota, o governo americano confirma a revogação dos vistos de Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, que eram do Ministério da Saúde na época do Mais Médicos.

“O Departamento revogou os vistos de Mozart, Júlio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, ambos que trabalharam no Ministério da Saúde do Brasil durante o programa Mais Médicos e desempenharam um papel no planejamento e na implementação do programa. Nossa ação envia uma mensagem inequívoca de que os Estados Unidos promovem a responsabilização daqueles que viabilizam o esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano”.

Ainda segundo o governo Trump, o programa explorava trabalhadores por meio de trabalho forçado.

“Esses funcionários foram responsáveis ou envolvidos na cumplicidade do esquema coercitivo de exportação de mão de obra do regime cubano, que explora trabalhadores médicos cubanos por meio de trabalho forçado. Esse esquema enriquece o corrupto regime cubano e priva o povo cubano de cuidados médicos essenciais. Como parte do programa Mais Médicos do Brasil, esses funcionários usaram a OPAS como intermediária com a ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções dos EUA a Cuba e, conscientemente, pagando ao regime cubano o que era devido aos trabalhadores médicos cubanos. Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram ter sido explorados pelo regime cubano como parte do programa”, disse.

Mais Médicos

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff para suprir a carência de médicos em cidades do interior e periferias de todo o Brasil.

Em 2019, Jair Bolsonaro substituiu a política pública pelo Médicos pelo Brasil, mas o Mais Médicos foi retomado em 2023, pelo presidente Lula. 

Revogação de vistos

Em julho, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, determinou a revogação do visto americano do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS