
Fazenda Rio Grande recebe projeto de mobilidade urbana na BR-116
Obras de R$ 160 milhões prometem reduzir congestionamentos e transformar a infraestrutura urbana da cidade.
Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, vai receber um pacote de investimentos do Governo do Estado de R$ 160 milhões em obras de mobilidade urbana. Com um crescimento populacional acelerado, o município enfrenta há décadas um gargalo no trânsito na BR-116, principal via de ligação com a Capital.
A cidade metropolitana registrou o maior crescimento proporcional no Paraná entre os Censos de 2010 e 2022, saltando de 81 mil para 149 mil habitantes.
Serão construídos dois viadutos e alças de acesso na BR-116, que vão diminuir o número de semáforos e melhorar o trânsito da rodovia. Obras de requalificação em vias marginais e em equipamentos de lazer também estão previstas.

O Plano de Mobilidade de Fazenda Rio Grande foi feito pela empresa Geplan. O projeto também levou em consideração princípios de sustentabilidade na escolha dos materiais e tecnologias construtivas. “Avaliamos fatores como resistência e durabilidade dos materiais, adequação às normas de segurança, impacto ambiental e custo-benefício”, explica Natália Smaniotto Bach, coordenadora de projetos da Geplan.
A expectativa é que as obras comecem ainda este ano, com previsão de entrega em 24 meses e impacto direto no desenvolvimento econômico do município.
Intervenções previstas na obra da BR-116 em Fazenda Rio Grande
- Criação de dois viadutos de transposição na BR-116: prevista a formação de um binário e de uma conexão entre a rodovia e às marginais. Serão implantadas junto às ruas Nelson Claudino dos Santos e Jatobá.
- Requalificação da Avenida Paraná e das ruas Lapa e Paranaguá: com maior acessibilidade ao Parque Verde.
- Requalificação da Praça Brasil.
- Requalificação do Parque Verde: construção de uma ponte sobre o vertedouro no parque; criação de espaços gastronômicos para food trucks; ampliação do estacionamento; criação de novas quadras de futebol society; construção de quadra poliesportiva; requalificação do playground; criação de trapiches para a prática de esportes aquáticos e construção de um deck em madeira ecológica nas margens do lado.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.