HomePolíticaMunicipalJustiça nega prisão domiciliar para ex-vereadora presa por rachadinha

Justiça nega prisão domiciliar para ex-vereadora presa por rachadinha

A Justiça negou o pedido de prisão domiciliar para a ex-vereadora de Curitiba Katia Dittrich, conhecida como Kátia dos Animais de Rua. Ela está presa desde o mês passado após ser condenada a seis anos de prisão por rachadinha. Em 2022, Kátia foi considerada culpada por concussão e prevaricação por exigir, entre 2017 e 2020, parte dos salários de assessores de gabinete.

A ex-vereadora chegou a ser considerada foragida entre novembro de 2023, quando teve o mandado de prisão expedido pela 13ª Vara Criminal de Curitiba, e a data da prisão. Ela foi eleita vereadora da capital em 2016. O pedido havia sido feito pela defesa com base na saúde de Kátia Dittrich, que é paciente ostomizada.

Foto: Divulgação/CMC

Segundo o advogado Alexandre Salomão, a estrutura prisional comum é incapaz de assegurar a integridade física. Na decisão, o juiz afirma não ter ficado comprovado que a unidade prisional não fornece o tratamento adequado para a ex-vereadora. Além disso, o magistrado também frisou que o fato de estar presa não significa que o Estado não vá oferecer a medicação adequada para o tratamento.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Kátia Dittrich sobre a decisão, mas não teve retorno até o momento. Conforme condenação, a estimativa é que a ex-vereadora tenha progressão de regime em 11 meses.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS