
Lei que multa ‘rabeira’ em R$ 500 será votada nesta terça-feira
Além da multa, os ciclistas flagrados pegando rabeira ainda podem ter as bicicletas apreendidas, conforme a Câmara de Curitiba.
Os vereadores de Curitiba votam, nesta terça-feira (6), o projeto de lei que pune com multa de R$ 500 quem for flagrado pegando ‘rabeira’ nos ônibus da cidade. Além da multa, os ciclistas flagrados ainda podem ter as bicicletas apreendidas.
Embora proibida, é comum a presença de ciclistas nas canaletas exclusivas para ônibus do transporte público, e de jovens que se arriscam agarrados ao para-choque dos coletivos para ganhar impulso.
Semana passada, um adolescente morreu atropelado por um biarticulado na canaleta da Linha Verde enquanto pegava rabeira. Além de perigosa, a prática é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Saiba mais: Fiscalização contra ‘rabeira’ será reforçada nos ônibus de Curitiba
De acordo com a proposta, protocolada pelo presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (PSD), e Gustavo da Costa (União), além da multa e apreensão do equipamento, reincidentes vão pagar 50% a mais no valor da multa. Para retirar a bicicleta, será necessário apresentar o comprovante de pagamento da multa. Em caso de jovens, o equipamento só será devolvido mediante presença dos pais ou responsável legal.
Antes de ir à votação em plenário, o projeto de lei recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.