
Lula, Trump e Zelensky: líderes mundiais confirmam presença no funeral do Papa
O presidente será acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva; Lula nutria uma relação próxima ao Chefe da Igreja Católica, a quem visitou pela primeira vez no Vaticano após ser libertado da prisão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao funeral do Papa Francisco no Vaticano, no próximo sábado. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Lula será acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva.
Lula nutria uma relação próxima ao Chefe da Igreja Católica, a quem visitou pela primeira vez no Vaticano após ser libertado da prisão, em novembro de 2019. Eles também se encontraram em outras duas oportunidades – a última delas em junho do ano passado, durante a cúpula do G7, em Puglia.
A Presidência ainda não confirmou a data da viagem e os demais membros da comitiva brasileira.
Além de Lula, outros líderes mundiais também confirmaram presença na despedida ao papa Francisco. Entre eles, o presidente dos EUA Donald Trump, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, Javier Milei, presidente da Argentina, o presidente francês Emmanuel Macron, além ainda de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Sergio Mattarella e Giorgia Meloni, presidente e primeira-ministra da Itália.
Representantes de outros países também devem confirmar presença na cerimônia fúnebre nos próximos dias.
O pontífice faleceu na manhã desta segunda-feira (21) em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca, segundo informou o Vaticano.
“De acordo com os que estavam com ele em seus momentos finais, Francisco não sofreu. Tudo aconteceu muito rápido”, destacou o Vaticano, em comunicado. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde.”
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.