
Obras na Ponte de Guaratuba chegam a 50% de conclusão
Hoje, o governador Ratinho Junior vistoriou o canteiro de obras e cumprimentou os mais de 600 operários que dão forma à ponte, no Dia do Trabalhador.
A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Estado, chegou à metade da execução nesta quinta-feira (1º). Demanda histórica de moradores e turistas, a previsão é que a obra esteja concluída em abril do ano que vem.
A estrutura é uma das maiores intervenções em execução no Paraná, com R$ 386 milhões em investimentos. Hoje, o governador Ratinho Junior vistoriou o canteiro de obras e cumprimentou os mais de 600 operários que dão forma a ponte, no Dia do Trabalhador.
“Hoje chegamos à metade da obra, um marco importante para uma das obras mais importantes em execução no Estado. Há 40 anos, a população aguardava por esta ponte e, depois de muito trabalho, estamos agora em uma contagem regressiva. Enfrentamos muitos desafios, fizemos muitos estudos e agora o povo paranaense tem a confiança de que ela vai ser entregue até o começo de 2026”, disse Ratinho Junior.
Com o avanço das obras, já é possível visualizar boa parte do traçado da ponte, que terá 1.244 metros de extensão. No trecho estaiado, a parte mais complexa e imponente da obra, os trabalhos já mostram resultados expressivos. As torres principais, que darão sustentação aos cabos de aço da ponte, estão com suas fundações e pilares concluídos. Agora, as equipes concentram esforços na construção da chamada aduela de partida, uma estrutura que funciona como ponto inicial para a construção do tabuleiro da ponte.
Obras na Ponte de Guaratuba
As obras na Ponte de Guaratuba tiveram início em outubro de 2023. De acordo com o projeto, a estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. O projeto também prevê melhorias nos acessos à ponte em ambos os lados da baía.
Ao ser finalizada, a Ponte de Guaratuba vai reduzir sensivelmente o tempo de transporte entre o município e a vizinha Matinhos. Hoje a travessia pode durar até duas horas, dependendo do movimento de veículos. Com a obra completa, a passagem de uma cidade para o outra durará poucos minutos.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.