
Paraná autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
O impacto financeiro com a medida é estimado em R$ 276 milhões ao ano.
O governador Ratinho Junior autorizou, nesta sexta-feira (4), novas promoções e progressões de carreiras para 51.267 servidores estaduais. O impacto financeiro com a medida é estimado em R$ 276 milhões ao ano.
De acordo com o Executivo, a concessão de promoções e progressões será para os servidores que cumprem os requisitos no exercício de 2025 e de anos anteriores.
Serão beneficiados pela medida os Quadros Próprios da Agepar (QPA), de Bombeiro Militar (BM), de Auditor Fiscal (CRE), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), das Instituições de Ensino Superior (IEES), de Procuradores (PGE), da Polícia Militar (PM), dos Funcionários da Educação Básica (QFEB), da Adapar (QPDA), do Detran (QPDE), do IDR-Paraná (QPIDR), do Magistério (QPM), da Polícia Civil (QPPC), do Poder Executivo (QPPE), dos Peritos Oficiais (QPPO), da Polícia Penal (QPPP), de Servidores da Secretaria da Saúde (QPSS), além de celetistas.
Entre os critérios estabelecidos para a concessão de promoções ou progressões estão a aquisição de estabilidade, merecimento, capacitação, escolaridade ou titulação.
A progressão na carreira é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe. Ela pode ser obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional.
Já a promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. Ela ocorre, alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo que na primeira promoção o servidor deverá optar pelo critério que entender mais conveniente.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.