
Paraná vai abrir concurso público com mais de 600 vagas na área da saúde
O certame visa reforçar o atendimento à população com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais; veja a relação completa de vagas.
O Governo do Estado autorizou a abertura de um concurso público com mais de 600 vagas na área da saúde. O certame visa reforçar o atendimento à população no Paraná, com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais.
A autorização foi assinada pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira (7). Ao todo, o concurso público irá ofertar 625 vagas:
- 309 vagas para Promotor de Saúde Profissional, contemplando funções de nível superior, como enfermeiro (80 vagas), médico (71 vagas), farmacêutico (71 vagas), biólogo (13 vagas), assistente social, psicólogo, odontólogo, entre outros.
- 316 vagas para Promotor de Saúde Execução, de nível técnico, distribuídas entre técnico de enfermagem (206 vagas), técnico de laboratório (80 vagas) e técnico de Segurança do Trabalho (30 vagas).
O certame é organizado pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap). A expectativa é que o edital seja publicado na primeira quinzena de novembro. Com isso, a previsão é que as provas do concurso público da saúde ocorram entre o fim do ano e o início de 2026.
“Desde 2016 que o Paraná não promovia um concurso para a Secretaria da Saúde. Vamos iniciar agora o processo e as provas devem acontecer no segundo semestre ou no início ano que vem, para que possamos atrair novos profissionais para compor essa grande equipe”, afirma Ratinho Junior.
Promoção de servidores da saúde
O Executivo também confirmou a abertura de prazo para a promoção funcional de servidores da saúde. Entre os dias 14 de julho e 1º de agosto, aproximadamente 5.500 servidores que preencherem os requisitos poderão protocolar seus pedidos de promoção.
As promoções serão concedidas com base em título, escolaridade e merecimento, valorizando o desenvolvimento profissional e o desempenho dos servidores na melhoria contínua dos serviços públicos de saúde.
A medida atende cerca de 80% dos profissionais da saúde no Paraná, com impacto anual de R$ 150 milhões na folha de pagamento dos servidores.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.