Começa a tramitar nesta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que reduz em 45% o IPVA no estado. Logo após leitura em Plenário, o texto segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
O objetivo é concluir com celeridade a avaliação da proposta pelos deputados estaduais. Se aprovado, o projeto do Poder Executivo vai beneficiar mais de três milhões de proprietários de veículos.
Os donos de automóveis serão os mais favorecidos com a redução, já que 2,5 milhões de carros tributados terão o IPVA menor em 2026.
Veja mais: Criança fica gravemente ferida após cair de caminhão em movimento
Em seguida, aparecem as motocicletas (268 mil), as caminhonetes (244 mil) e as camionetas (225 mil). Entretanto, a medida não altera a alíquota de veículos com valores diferenciados.
Assim, ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV) seguem tributados em 1%.
Conforme o texto, para garantir a saúde fiscal do Estado, o governo vai fazer algumas alterações no IPVA 2026 – como o aumento da multa por atraso do pagamento do imposto, que passa de 10% para 20%.
A regra de cobrança de juros de mora e multa diária será mantida, com valor fixado em 20% sendo aplicado após 30 dias de atraso.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.