HomeDESTAQUEProjeto quer ampliar fornecimento de remédios no SUS em Curitiba

Projeto quer ampliar fornecimento de remédios no SUS em Curitiba

Um projeto que prevê que pessoas atendidas por médicos de Organizações da Sociedade Civil (OSC) recebam remédios fornecidos pelo SUS tramita na Câmara Municipal de Curitiba. A autora da proposta, vereadora Camilla Gonda (PSB), acredita que a medida vai ajudar a diminuir a fila de espera por especialidades na capital.

O texto será avaliado nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

“O projeto visa contribuir para o desafogamento das filas das unidades de saúde, evitando a duplicidade de atendimentos ou até mesmo que pacientes já avaliados por essas organizações não precisem passar novamente por consulta, apenas por para obter receita válida para retirada de medicamentos. É uma iniciativa simples, mas que otimiza os atendimentos”, explica Camilla Gonda.

De acordo com o texto, para que os médicos tenham as prescrições aceitas pelas unidades de saúde é necessário que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) estejam cadastradas junto à prefeitura de Curitiba. 

Além disso, o princípio ativo do remédio deve estar na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) ou na lista municipal ou estadual de medicamentos padronizados pelo SUS. Para ter direito aos remédios o paciente deverá comprovar a residência em Curitiba e possuir cadastro no Cartão SUS, vinculado à Unidade de Saúde da cidade.

O projeto de lei foi protocolado no final de julho e recebeu a instrução da Procuradoria Geral (ProJuris). Depois de passar pelas comissões especiais, o texto irá para discussão em plenário.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS