Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba quer regulamentar a atuação de fotógrafos em pontos turísticos da cidade. Conforme o texto, a medida visa evitar o constrangimento de turistas em meio a abordagens forçadas por parte de alguns profissionais.
“Recentemente, vieram a público vídeos amplamente divulgados nas redes sociais que retratam situações de desordem e abordagem agressiva por parte de alguns fotógrafos que atuam nos principais pontos turísticos de Curitiba. As imagens mostram disputas acirradas por espaço, correria e constrangimento a turistas que, muitas vezes, se veem cercados e pressionados a contratar serviços fotográficos, comprometendo a experiência de lazer e acolhimento esperada nesses locais”, disse o vereador Renan Ceschin (Pode), autor da proposta.
O parlamentar defende que locais reconhecidos como zonas turísticas pela Prefeitura poderão ter número limitado de fotógrafos atuando por turno, com demarcação de áreas específicas.
O projeto também autoriza o Executivo a instituir um sistema voluntário de credenciamento, com identificação visual obrigatória, além da adoção de um código de conduta para orientar a atuação dos fotógrafos.
A ideia é que no momento do credenciamento sejam apresentadas regras como a distância mínima entre os fotógrafos e o respeito aos visitantes, evitando-se, por exemplo, abordagens forçadas.
Atualmente, os interessados em utilizar espaços públicos municipais para produções audiovisuais e fotográficas devem fazer uma solicitação à Curitiba Film Commission.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.