Em meio ao cenário fragmentado da direita para a eleição presidencial de 2026, o governador Ratinho Junior (PSD) surge como um dos nomes mais promissores na disputa contra o presidente Lula (PT). De acordo com levantamento divulgado pelo Datafolha neste sábado (2), o paranaense aparece apenas cinco pontos percentuais atrás de Lula em um possível segundo turno (45% contra 40%), desempenho superior ao de todos os outros pré-candidatos da direita.
A pesquisa aponta Lula como franco favorito à reeleição em 2026, com vantagem em todos os cenários.
Com perfil moderado e gestão bem avaliada, Ratinho Junior se beneficia de seu antipetismo discreto, o apelo popular do nome do pai, o apresentador Ratinho, e da estrutura partidária do PSD, comandado por Gilberto Kassab. Essa combinação pode atrair o eleitorado mais independente, visto como decisivo para o resultado da eleição.
Apesar disso, o desafio para Ratinho Junior é chegar ao segundo turno, num campo dominado por diversas lideranças da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). A ausência de Jair Bolsonaro na disputa, devido à inelegibilidade até 2030 ou ainda uma possível prisão, dificulta a unificação do bolsonarismo e a extrema-direita, que deve permanecer dividida até a reta final.
A expectativa é que, apesar das divisões, os candidatos da oposição se unam em torno de um nome contra Lula no segundo turno. Neste contexto, Ratinho desponta como uma alternativa viável para quem busca um nome competitivo fora do núcleo bolsonarista mais radical.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.