
Senador paranaense critica aumento do número de deputados
Para o senador paranaense Oriovisto Guimarães (PSDB), o aumento do número de deputados dos atuais 513 para 531 “é um absurdo”.
O senador paranaense Oriovisto Guimarães (PSDB) criticou duramente o aumento no número de deputados federais, dos atuais 513 para 531. Oriovisto classificou a medida, aprovada pela Câmara nesta semana, como “um absurdo”.
O que aconteceu?
O projeto de lei complementar aprovado na noite dessa terça-feira (6) pelo plenário da Câmara dos Deputados, aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa sob justificativa do crescimento populacional. O texto mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. A mudança será a partir da legislatura de 2027.
Com a medida, a bancada do Paraná em Brasília passaria de 30 para 31 deputados federais. Também haveria aumento no número de deputados estaduais, das atuais 54 para 55 cadeiras na Assembleia Legislativa.
O impacto aos cofres públicos deverá ser de R$ 64 milhões ao ano, conforme estimativa da Câmara.
Oriovisto Guimarães destaca que o projeto de lei complementar ainda precisa ser votado pelo Senado, e que será difícil a aprovação na Casa.
“Aumentar o número de deputados é um absurdo. Faremos tudo o que estiver em nosso alcance para que este projeto seja rejeitado no Senado”, disse.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.