Uma servidora pública do Paraná foi indiciada pela Polícia Federal após xingar o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, durante um voo. Maria Shirlei Piontkievicz vai responder crimes de injúria e incitação do crime.
A agressão ocorreu na última segunda-feira (1º), durante um voo de São Luís, no Maranhão, para Brasília.
Ao avistar o ministro sentado em uma das poltronas da aeronave, a servidora paranaense passou a gritar e afirmar que o “avião estava contaminado” e que “não respeita essa espécie de gente”, ao se referir a Dino.
Em seguida, ela tentou avançar em direção ao ministro, mas foi contida pelos seguranças que o acompanhavam.
Diante da cena de hostilidade, agentes da PF que trabalham no aeroporto da capital maranhense acionaram a superintendência da corporação em Brasília, e a mulher foi identificada ao deixar o voo.
O caso ocorreu na véspera do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de estado – Dino é um dos integrantes da Primeira Turma da Corte, colegiado que realiza o julgamento.
Em nota, a assessoria do ministro lamentou o ocorrido e declarou que agressões são inaceitáveis.
“A assessoria do ministro Flávio Dino lamenta o ocorrido e informa que todas as medidas cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes. Agressões físicas e verbais, ainda mais no interior de um avião, são inaceitáveis, inclusive por atrapalhar outros passageiros e colocar em risco a operação do próprio voo, que é um serviço essencial”, diz a nota.
Em uma postagem nas redes sociais, Flávio Dino agradeceu o apoio recebido.
“Independentemente deste deplorável episódio de que fui vítima, o que importa é a afirmação de valores de boa educação, respeito ao próximo e busca da paz”, disse.
Maria Shirlei Piontkievicz é funcionária pública da Secretaria da Saúde (Sesa) e lotada no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O Governo do Estado não havia se manifestado sobre a atitude da servidora até o fechamento desta matéria.

Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.