Os Estados Unidos entraram nesta terça-feira (1º) em shutdown, uma paralisação temporária do governo federal por falta de aprovação do Orçamento para 2026. O impasse ocorre porque o Congresso não conseguiu chegar a um acordo para garantir o financiamento do Executivo para o próximo ano.
De um lado, o Partido Republicano, que tem maioria no Legislativo, defendia uma extensão emergencial de sete semanas no financiamento da União para evitar a paralisação. Do outro, o Partido Democrata condicionou o apoio a uma ampliação de recursos para programas de saúde, como o Obamacare, voltado a pessoas de baixa renda. Sem consenso, o governo ficou sem autorização legal para gastar, o que paralisou parte da máquina pública.
E o impacto da notícia fez com que termo “shutdown” entrasse em alta como um dos assuntos mais buscados no Google nos Estados Unidos. Muita gente recorreu à plataforma para pesquisar a “lista de paralisações do governo” e quando foi a “última paralisação do governo”.
Impactos do shutdown
Enquanto durar o bloqueio, milhares de servidores serão colocados em licença, com impacto no funcionamento de espaços como museus e parques nacionais. Já os serviços essenciais, como saúde, segurança e tráfego aéreo, seguem em operação, mas sem pagamento até que o Orçamento seja aprovado.
Este é o 15º shutdown desde 1981. O mais longo ocorreu entre 2018 e 2019, no primeiro mandato do presidente Donald Trump, quando durou 35 dias e gerou um prejuízo estimado em US$ 3 bilhões à economia americana.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.