Municipal
Vereadores aprovam criação do “Dia do Atirador” em Curitiba
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Vereadores aprovam criação do “Dia do Atirador” em Curitiba

A proposta armamentista foi aprovada por 21 votos a 8; a data deverá ser celebrada em 3 de agosto (3/8), em alusão ao calibre 38.

paranaportal - quarta-feira, 23 de abril de 2025 - 11:27

Os vereadores de Curitiba aprovaram, nesta terça-feira (22), um projeto de lei que cria o “Dia do Atirador” na cidade. Conforme a Câmara Municipal, o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores deverá ser celebrado em 3 de agosto (3/8), em alusão ao calibre 38.

A proposta armamentista foi apresentada pelos vereadores Eder Borges (PL) e Delegada Tathiana Guzella (União), e aprovada em primeira discussão por 21 votos a 8.

Conforme o texto, a criação do Dia do Atirador em Curitiba tem como objetivo estimular ações e campanhas voltadas aos Colecionadores, Atiradores e Caçadores, além de promover debates e eventos que valorizem atividades ligadas aos CACs.

“O número 38 (em alusão à data) é um ícone cultural e técnico da identidade dos CACs”, justificou Eder Borges.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Vereadoras criticam Dia do Atirador e a cultura da violência

Oito vereadores da Capital se posicionaram contra a criação do Dia do Atirador em Curitiba. A vereadora Laís Leão (PDT) classificou a escolha da data, em alusão ao calibre 38, como “surrealismo” e “desrespeito à cultura da paz”, o que pode levar “à banalização da violência”.

Já a vereadora Giorgia Prates (PT) destacou que há outras prioridades para a população curitibana, como educação, políticas habitacionais, transporte público e saúde. “Votei contra porque não tem como romantizar o armamento civil. Hoje, criam uma ‘data comemorativa’ em meio a tantas outras prioridades que a nossa população exige. Mas eu garanto: não existe paz na ponta de uma arma. Na história da nossa sociedade, isso nunca existiu”, disse.

“O que nós precisamos realmente homenagear e incentivar é a arte, a cultura, a educação, o esporte e todo tipo de atividade que promove a paz e a segurança do nosso povo”, afirmou a vereadora Professora Ângela (PSOL).

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe