O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) coordenou uma das maiores operações de descarte já feitas no Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado. Cerca de 7 mil toneladas de soja e farelo de soja adulterados, estão sendo enviadas ao interior de São Paulo para descarte controlado por meio de compostagem.
A ação teve início no último dia 6, e as informações foram divulgadas pela pasta na noite desta quarta-feira (13). O material havia sido apreendido em abril, em conjunto com a Polícia Federal.
A operação de descarte é considera complexa pela grande quantidade de grãos apreendidos. O transporte exige cerca de 150 viagens de caminhões bitrem até a empresa Ciafértil, no municípios de Araras (SP). No local, o material adulterado será transformado em adubo orgânico.
“A apreensão foi motivada por uma tentativa de reinserção de cargas rejeitadas por má qualidade no fluxo logístico do porto. As irregularidades incluíam presença de areia, indícios de adulteração intencional e condições sanitárias precárias, como acúmulo de produto sem separação, poças de água, fezes de aves, roedores mortos e falta de rastreabilidade documental”, detalha o Mapa.
O caso tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão judicial se baseou em laudos de auditores do Mapa e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que confirmaram as irregularidades. Mesmo com a destinação em andamento, as investigações para identificar os responsáveis continuam.
Segundo o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov/PR), Fernando Mendes, a medida preserva a imagem do Brasil como fornecedor confiável e reforça o compromisso com segurança sanitária e combate a fraudes.
Toda a operação é acompanhada por auditores do Mapa, que registram cada etapa com fotos e garantem rastreabilidade total, conforme a legislação brasileira e protocolos internacionais.
O Porto de Paranaguá alcançou recentemente um recorde histórico de movimentação de cargas, ao mesmo tempo em que realiza a destruição de mercadorias apreendidas. A confiabilidade do sistema de controle de qualidade do porto tem impulsionado o aumento no fluxo de operações, atraindo novos embarques e atividades logísticas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.