O papa Leão XIV canonizou, neste domingo (7), o italiano Carlo Acutis, considerado o “padroeiro da Internet”. O jovem, morto aos 15 anos em decorrência de leucemia, se tornou o primeiro santo da geração “millennial”.
A cerimônia de canonização ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, e reuniu milhares de devotos. O Papa ficou impressionado com a quantidade de jovens. “É realmente uma bênção”, afirmou.
Um momento tocante da missa foi quando #PapaLeãoXIV, na homilia, falou da família de #CarloAcutis, presente na Praça São Pedro.
— Vatican News (@vaticannews_pt) September 7, 2025
O Santo Padre recordou que Carlo encontrou Jesus graças aos seus pais. Neste instante, sua mãe, Antônia, foi enquadrada pelas câmeras do Vatican News! pic.twitter.com/N0iz33b9AN
Além de Carlo Acutis, o pontífice também canonizou Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.
Padroeiro da Internet
Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, tem uma grande identificação com o público jovem católico e, ainda em vida, pregava o evangelho pela Internet. Ele foi beatificado pelo Papa Francisco após o Vaticano reconhecer um milagre atribuído a ele verificado no Brasil.

No dia 12 de outubro de 2010, exatamente quatro anos após a morte de Carlo Acutis, um menino recebeu a cura de uma grave malformação no pâncreas, que só seria resolvida com uma cirurgia não indicada para a criança, após tocar espontaneamente uma relíquia do beato em Campo Grande.
Ano passado, o Papa Francisco havia reconhecido um segundo milagre atribuído ao beato, com a cura de um jovem da Costa Rica após um acidente.
Carlo Acutis seria canonizado no último dia 27 de abril, mas a cerimônia foi adiada após a morte do papa Francisco.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.