HomeColunasMetrópole MaringáChuva abre cratera no centro de MaringáBuraco bloqueia parte de uma das...

Chuva abre cratera no centro de MaringáBuraco bloqueia parte de uma das principais vias da cidade

Pela segunda vez neste ano, a forte chuva que atingiu Maringá provocou o rompimento de uma canalização subterrânea e abriu uma cratera no centro da cidade. O incidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), na avenida São Paulo, em frente ao Shopping Avenida Center — uma das principais vias da região central.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a cratera foi aumentando de tamanho enquanto a chuva continuava, obrigando as equipes de engenheiros e operários a agir rapidamente para interditar o local e desviar o tráfego, evitando acidentes graves. Máquinas pesadas foram usadas para conter os danos e iniciar o trabalho de avaliação.

O secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, informou que ainda pela manhã não era possível identificar as causas exatas do rompimento, nem iniciar os reparos. A princípio, a prefeitura deve adotar o mesmo procedimento utilizado em casos anteriores, quando rompimentos semelhantes ocorreram nas avenidas Paraná e Alexandre Rasgulaeff. Nessas situações, o problema teve origem em caixas de passagem que captam e redirecionam águas pluviais das bocas de lobo.

No caso atual, técnicos acreditam que o rompimento ocorreu a mais de 10 metros de profundidade, em uma caixa de passagem próxima ao túnel linner, construído há mais de 20 anos. Com 1.458 metros de extensão e 2,20 metros de diâmetro, o túnel passa sob o canteiro central da avenida São Paulo, coletando águas pluviais de uma ampla bacia que inclui a avenida Colombo e o Novo Centro, até desaguar no córrego Moscados, no Parque do Ingá.

Os engenheiros avaliam se o processo erosivo provocado pela enxurrada comprometeu a base de sustentação do túnel. Em ocorrências anteriores, os danos envolveram o deslocamento e quebra de galerias devido à força da água.

As equipes da prefeitura permanecem em alerta, mas as obras só devem começar após a estabilização do tempo. O diagnóstico completo e os reparos devem levar pelo menos até o fim da semana.

Enquanto isso, a avenida São Paulo permanece interditada entre as avenidas Mauá e Horácio Raccanello. O tráfego do binário da direita foi desviado para a avenida Mauá, e o do binário da esquerda para a avenida Tamandaré. Agentes da Secretaria de Segurança Pública estão no local para orientar motoristas e pedestres.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS