Os encalhes de pinguins no litoral do Paraná aumentaram 718% no último mês. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 152 casos, neste ano o número saltou para 1.243 pinguins-de-Magalhães, segundo levantamento do LEC-UFPR (Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná).
Apesar do número chamar a atenção, a situação é comum durante o inverno, especialmente com espécies migratórias. O encalhe acontece quando um animal marinho aparece preso em áreas como praias e não consegue retornar ao habitat natural. Entre os pinguins encontrados, alguns ainda estavam vivos, mas apresentavam sinais de fraqueza e exaustão.
A bióloga e coordenadora do laboratório, Camila Domit, explica que diferentes fatores podem estar ligados ao aumento de casos, como a pesca predatória e as mudanças no ecossistema.
“Muitos deles estão chegando com clara interação com atividades pesqueiras, e isso ressalta a sobreposição entre as áreas de ocorrência da espécie e as áreas de ocorrência das atividades pesqueiras. Possivelmente esses animais estão tendo maior dificuldade de encontrar alimento de qualidade e estão encontrando um oceano com menor disponibilidade de recursos, e tudo isso já causa uma série de alterações nas condições de saúde desse animais”, disse.
Os encalhes de animais foram registrados ao longo de todo o litoral paranaense, desde as ilhas em Guaraqueçaba até Guaratuba. Todos os pinguins que chegaram vivos ao centro de reabilitação, passaram por avaliação médica.
A participação da comunidade é fundamental para a conservação da biodiversidade marinha. Ao encontrar um animal encalhado, a orientação é não tocar ou devolver ao mar; manter distância e evitar aglomeração de pessoas e animais domésticos ao redor; e acionar a equipe do LEC-UFPR.
Além dos pinguins-de-Magalhães, em agosto houve registro de encalhes no litoral do Paraná de tartarugas-verdes, tartarugas-cabeçudas e alguns mamíferos marinhos, como boto-cinza.
É possível entrar em contato com o laboratório pelos telefones: 0800 642 33 41 ou (41) 99213-8746.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.