HomeDESTAQUEIncêndios em vegetação diminuem, mas tempo seco preocupa Bombeiros

Incêndios em vegetação diminuem, mas tempo seco preocupa Bombeiros

O número de incêndios em vegetação caiu aproximadamente 50% no mês de agosto, no Paraná, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas a previsão de tempo seco em setembro, preocupa o Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, até o dia 10 de setembro de 2025 já foram contabilizadas 5.770 ocorrências em todo o estado, sendo a região de Londrina e Norte Pioneiro, a mais impactada, com 411 registros. O Paraná tem 87 brigadas municipais formadas, além de brigadistas em unidades de conservação.

Os dados foram apresentados em uma reunião organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do PR, que contou com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), brigadas municipais, brigadas voluntárias e instituições de ensino e pesquisa. O encontro teve como objetivo avaliar os atendimentos, apresentar prognósticos e alinhar novas medidas de prevenção e combate.

O Simepar alertou que setembro deve ser mais seco, com pouca chuva no início do mês e precipitações localizadas que não atingem todas as regiões. O cenário aumenta o risco de novos focos de incêndio florestal e exige atenção redobrada da população.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS