Mesmo sem casos confirmados, a Secretaria da Saúde do Paraná emitiu um alerta para a intoxicação pelo consumo de bebidas batizadas com metanol. Até esta quinta-feira (2), seis pessoas morreram em São Paulo e pelo menos 37 foram hospitalizadas após consumirem bebidas alcoólicas clandestinas ou falsificadas.
A medida preventiva foi tomada após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informar que é possível que essa rede de distribuição da substância atue também em outros estados, além de São Paulo. A Polícia Federal investiga essa situação.
A Sesa reforça que não há até o momento nenhum registro de situação semelhante registrado no Paraná. Há três casos de intoxicação de metanol, mas de pacientes que consumiram a substância por iniciativa própria.
A intoxicação por metanol representa uma emergência médica grave, pode levar à morte ou causar cegueira permanente. Entre os principais sintomas estão sonolência, dificuldade motora e dificuldade de andar, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e hipotensão.
“Logo que se tenha ou sinta algo que possa parecer uma intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, procure o serviço de saúde que eles vão conseguir orientar”, afirma o secretário Beto Preto.
O Paraná também estuda a compra de ampolas do antídoto contra intoxicação por metanol nos próximos dias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.