HomeDESTAQUEParaná soma 1,5 mil óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Paraná soma 1,5 mil óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave

O Paraná registrou 24.649 casos de hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.566 óbitos relacionados à doença neste ano. O boletim epidemiológico divulgado nesta semana, aponta que os casos confirmados para vírus respiratórios atingiram predominantemente, grupos com fator de risco.

Crianças menores de 6 anos com quase 6 mil casos (5.876) e idosos acima de 60 anos, com cerca de 3,5 mil (3.467) registros. 

A Influenza foi responsável por 422 (26,9%) mortes, enquanto outros vírus respiratórios causaram 248 (15,8%) e a Covid-19, 125 (8%).

Entre os óbitos, a maior prevalência foi observada em adultos acima de 80 anos, com 233 registros. Em todos os grupos, 95,6% das mortes ocorreram em pessoas com algum fator de risco identificado, como idade superior a 60 anos (74,1%) e presença de doença cardiovascular crônica (44,3%).

A Secretaria da Saúde (Sesa) reforça que a campanha de vacinação contra os vírus respiratórios é permanente para grupos de risco. É fundamental que os grupos prioritários, crianças, gestantes e idosos, mantenham a vacinação em dia.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e são a defesa mais eficaz contra as formas graves das síndromes respiratórias. 

Desde o último boletim, o número de casos apresenta queda significativa, sendo a vacinação a principal ferramenta para reduzir a gravidade e a mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

*com BandNews Curitiba

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS