A falsificação de cosméticos e produtos de higiene é alvo de uma operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (18), no Paraná. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cascavel, no oeste do Estado.
Como parte das medidas para desarticular o grupo investigado, a Justiça também determinou o sequestro de imóveis ligados aos suspeitos, além do bloqueio de valores e ativos financeiros.
De acordo com as investigações, desde 2018, o grupo produzia e vendia shampoos, condicionadores e máscaras capilares com marcas falsificadas de empresas conhecidas. Os produtos eram destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação.
Inicialmente, o principal destino era o Paraguai, mas, desde 2022, os itens passaram a ser vendidos também por meio de plataformas digitais.
O esquema envolvia a criação de empresas fictícias para aquisição de insumos, emissão de notas fiscais falsas e distribuição dos produtos com marcas adulteradas.
Os investigados devem responder por crimes como associação criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.