O mês de novembro começará com chuvas no Paraná devido à atuação de alguns sistemas meteorológicos que já impactam o Estado desde as últimas semanas de outubro. Porém, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de que, na segunda quinzena do mês, as cidades paranaenses finalmente tenham mais dias de sol e o tempo fique um pouco mais quente.
Os dias chuvosos também deixaram as temperaturas mais baixas, na última semana, principalmente no Centro e no Leste do Paraná. Outubro é um mês que historicamente registra altos acumulados de chuva por conta dos sistemas convectivos de média escala, que causam chuvas com duração de 6h a 12h, mas há outro fenômeno fazendo a chuva durar mais no Estado nas últimas semanas.
“É a oscilação Antártica, que acontece entre a Antártica e o sul da América do Sul. Na fase negativa este fenômeno favorece o deslocamento de mais frentes frias nesta época do ano pelo sul do Brasil e os sistemas convectivos se tornam mais frequentes, mais persistentes”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
A tendência é de que esse fenômeno continue atuando e favorecendo as chuvas pelo menos na primeira semana de novembro, por isso o novo mês começará parecido com outubro: temperaturas mais baixas, frio em alguns momentos e chuvas significativas por várias horas.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.














