O Procon-PR intensificou a fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, diante do risco de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas.
Nesta quinta-feira (2), o órgão emitiu uma recomendação aos comércios no Paraná, com foco em assegurar a segurança na aquisição e comercialização dos produtos.
Distribuidoras, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas são proibidos de transvasar ou recondicionar bebidas, retirar dos estoques e dos displays de venda produtos sem rótulo e que não possuam nota de procedência. Além disso, devem comunicar as autoridades sanitárias para análise e investigação em caso de dúvidas.
“Além da recomendação, os órgãos de defesa do consumidor estão intensificando os processos de fiscalização a estabelecimentos”, complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Já aos consumidores, o Procon-PR orienta que não seja feita a compra de bebidas em locais que vendem produtos abaixo do preço ou sem o fornecimento de nota fiscal.
O Brasil registra 48 casos em investigação relacionados à intoxicação por metanol, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde.
Não há casos registrados até o momento no Paraná. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde está em alerta e monitora a situação em outros estados.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.