Geral
Quadrilha de Cascavel operava esquema de tráfico internacional de cocaína
Foto: Divulgação/PF

Quadrilha de Cascavel operava esquema de tráfico internacional de cocaína

Conforme a PF, a organização criminosa mantinha uma estrutura consolidada no Oeste do Estado, onde armazenava e distribuía os entorpecentes.

paranaportal - quarta-feira, 9 de abril de 2025 - 08:47

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (9), em Cascavel, uma operação contra o tráfico internacional de drogas. O grupo sediado no município do Oeste do Estado possuía ramificações no Paraguai e na Bolívia, de onde vinha a cocaína.

A organização criminosa mantinha uma estrutura consolidada em Cascavel, onde armazenava e distribuía os entorpecentes. O grupo traficava principalmente cocaína, utilizando veículos de luxo com compartimentos ocultos para transportar a droga pela fronteira do Paraguai, dificultando a detecção por parte das autoridades.

Ao chegar ao Brasil, a droga era fracionada em Cascavel, e seguia para diversos estados do país, principalmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, abastecendo outras células do crime organizado.

Segundo a PF, os investigados já haviam sido presos em 2012. Após deixarem a prisão, os líderes retomaram as atividades ilícitas, ampliaram a estrutura criminosa e adotaram novas estratégias para ocultar os lucros do tráfico.

“Durante o monitoramento, identificou-se que os investigados adquiriram ao menos oito fazendas no Pará, usadas para lavagem de dinheiro e, possivelmente, para movimentação de entorpecentes”, explica a PF.

A PF cumpre 12 mandados de prisão preventiva, 1 medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados, no Paraná e no Pará.

A Justiça Federal também autorizou a inclusão, na difusão vermelha da Interpol, de dois integrantes do grupo criminoso foragidos na Alemanha. Além disso, todas as propriedades vinculadas ao grupo criminoso foram bloqueadas.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe