HomeDESTAQUE11 tentativas de golpes por biometria são registradas por minuto

11 tentativas de golpes por biometria são registradas por minuto

Em média, 11 tentativas de golpes que envolvem a biometria e o documento falso são registradas por minuto no país. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e revelam que o volume representa crescimento de quase 30% nos últimos 12 meses. Entre janeiro e maio deste ano, foram pouco mais de 2,3 milhões de ocorrências evitadas por tecnologias de autenticação.

Segundo o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, Caio Rocha, os golpistas têm se aproveitado da confiança em tecnologias legítimas de autenticação facial e verificação documental para aplicar fraudes sofisticadas.

“Isso reforça para nós a necessidade de os consumidores estarem atentos aos seus documentos, sejam digitais ou físicos. Quando um documento vaza, propicia ao fraudador usa-lo para tentar fraudar. E também a necessidade das pessoas estarem em alerta para ligações ou link recebidos, em que é solicitado que elas submetam o rosto para atualização de cadastro facial, as empresas ou bancos não fazem isso”, explica.

Para o especialista, a responsabilidade pela proteção da identidade não é só do consumidor. As empresas também precisam estar atentas e adotar medidas de prevenção.

Outra dica é atualizar o sistema do celular, pois versões mais recentes corrigem falhas de segurança.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS