HomeDESTAQUEVítimas de acidente entre biarticulado e trem são ouvidas pela polícia

Vítimas de acidente entre biarticulado e trem são ouvidas pela polícia

As vítimas do grave acidente entre um trem e um ônibus biarticulado em Curitiba começaram a ser ouvidas pela Polícia Civil. A corporação investiga eventuais responsabilidades pela batida, que deixou 11 pessoas feridas.

No fim da noite da última terça-feira (22), a composição e o coletivo bateram no cruzamento da linha férrea com a Avenida Paraná, no Cabral. O ônibus partiu ao meio após o forte impacto.

De acordo com a polícia, o maquinista foi ouvido nesta quinta-feira (24). Já o depoimento do motorista do biarticulado está marcado para a sexta (25).

O acidente ganhou repercussão nacional, e representantes da prefeitura e do governo estadual se manifestaram pela retirada da circulação dos trens pela área urbana de Curitiba. Nas redes sociais, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou que os trabalhos são feitos junto ao Governo Federal, e que a quantidade de carga que passa pelo trecho não justifica a utilização.

Também pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Pimentel disse que conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a demanda – que, segundo ele, já é antiga. Pimentel também frisou que atua para que a prefeitura seja ouvida nos debates sobre a nova concessão de ferrovias.

O contrato atual da concessão ferroviária se encerra em 2027. Em nota, o Ministério dos Transportes afirmou trabalhar “na construção de caminhos para garantir a redução de conflitos entre os modais de transporte nas áreas urbanas da capital paranaense na nova concessão ferroviária”.

Acidentes envolvendo trens em Curitiba

Ao todo, 37 quilômetros de trilhos cortam bairros das regiões sul e leste de Curitiba. A cidade conta com 45 passagens de nível para veículos e pedestres.

No ano passado, Curitiba foi a capital com o maior número de incidentes com trens no país: 29, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Especialistas em trânsito apontam um conjunto de fatores para o elevado número de acidentes envolvendo trens na área urbana, entre eles problemas de investimentos em mecanismos de segurança nas travessias, imprudência e desatenção de motoristas.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS