
Massa de ar polar provoca queda nos termômetros e geada no Paraná
O Estado deverá registrar a primeira geada e o dia mais frio do ano até aqui nesta terça-feira (29), de acordo com o Simepar.
O Paraná deverá registrar a primeira geada e o dia mais frio até aqui no ano nesta terça-feira (29), de acordo com o Simepar. O avanço de uma massa de ar polar deve provocar uma queda expressiva nas temperaturas nos diversos setores do Estado.
O tempo começa a mudar já nesta segunda-feira, segundo o Simepar. Uma massa de ar frio e seco atua sobre os estados da Região Sul ao longo da semana, o que vai impedir a formação de chuvas. O tempo ficará estável e com bastante amplitude térmica, ou seja, madrugadas frias e tardes mais amenas ou quentes. Nesta terça, há a possibilidade de várias cidades registrarem a menor temperatura do ano até o momento.
“Diferentemente dos outros sistemas frontais frios, na retaguarda desta frente fria há uma massa de ar com maior característica polar, ou seja, um ar mais frio e seco. Essa condição é comum para esta época do ano, pois estamos na estação do Outono, aproximando-nos do Inverno”, explica a meteorologista Júlia Munhoz.
No Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem marcar valores abaixo dos 10ºC. As cidades de Pinhão e Guarapuava, por exemplo, podem ter temperaturas em torno de 5°C a 6°C no amanhecer. Na metade Norte do Estado, as mínimas devem variar entre 11ºC e 13ºC.
Ainda na porção ao Sul do Paraná, Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória poderão marcar mínimas próximas dos 5ºC, aumentando o risco de formação de geada.
As máximas na terça-feira à tarde deverão variar entre 20ºC e 23ºC na maior parte do Paraná, chegando a 25ºC e 26ºC nas faixas Norte e Oeste. As temperaturas sobem gradativamente ao longo da semana, atingindo cerca dos 28ºC em cidades como Paranavaí, Loanda, Foz do Iguaçu, Guaíra e Colorado na sexta-feira.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.