HomeColunasInLocco: Transmitindo informações e compartilhando experiênciasParto Amoroso: um legado de respeito, acolhimento e transformação social

Parto Amoroso: um legado de respeito, acolhimento e transformação social

Na última semana, participamos da celebração de um marco histórico: os 70 anos do Curso Parto Amoroso, iniciativa pioneira que revolucionou a forma de enxergar e vivenciar o nascimento.

O Curso Parto Amoroso nasceu da iniciativa visionária da médica Dra. Elisa Checchia Noronha, uma mulher à frente do seu tempo, que decidiu transformar as condições de saúde e bem-estar das mulheres durante a gestação e após a chegada do bebê. Sua proposta foi pautada na democratização do conhecimento e no exemplo pessoal de empoderamento feminino.

Esse movimento inspirador atraiu diversos profissionais que compartilhavam dos mesmos princípios, resultando na formação de um grande grupo de voluntários comprometidos com a causa.

O curso, hoje sob a coordenação da fisioterapeuta Rossana Franke, nasceu com o propósito de transformar a experiência do parto em um momento de respeito, informação e acolhimento, tanto para a gestante quanto para toda a família. Ao longo dessas sete décadas, milhares de mulheres, parceiros e profissionais de saúde foram impactados por uma abordagem que une ciência, consciência e humanização.

Mais do que uma preparação para o parto, o Parto Amoroso representa uma mudança cultural: promove a autonomia da mulher, fortalece o vínculo familiar e amplia a rede de apoio no período da gestação, parto e puerpério. É um exemplo de como a educação em saúde pode gerar reflexos positivos em toda a sociedade, fortalecendo famílias e valorizando a vida desde o seu início.

Celebrar esses 70 anos é reconhecer a importância de iniciativas que colocam o cuidado no centro, resgatando a essência do nascimento como um ato de amor.

Segue o vídeo especial da comemoração:Desde 1955, o Curso Parto Amoroso orienta gestantes e casais grávidos por meio de especialistas voluntários, reunindo conhecimento científico atualizado com acolhimento humano. Sua trajetória começou sob nomes como “Parto sem Dor” e “Parto sem Medo”, refletindo a evolução de uma proposta que vai além da técnica: trata-se de uma proposta social de empoderamento. cursopartoamoroso.blogspot.com

Hoje, adaptado ao novo contexto pós-pandemia, o curso é ministrado no Museu da Vida, em Curitiba, com formato concentrado, focado na família grávida — onde o papel do pai é protagonista. Ao fim do curso, os participantes recebem o Certificado de Paternidade Responsável, reconhecendo formalmente essa participação ativa. cursopartoamoroso.blogspot.com

Além das aulas teóricas e práticas, de linguagem acessível, há um impacto que vai além do gestar: doações a comunidades, promoção do aleitamento materno, uso do excedente de leite em bancos de leite, formação de voluntariado, empoderamento feminino e geração de redes solidárias. cursopartoamoroso.blogspot.com

Celebrar os 70 anos do Curso Parto Amoroso é celebrar uma história de compromisso com vidas. É reconhecer que nascer é muito mais que nascer: é acolher ciência, dignidade, carinho — e é construir uma sociedade mais justa, saudável e amorosa.

Ainda, o podcast com a coordenadora Rossana, que além do seu profissionalismo (parte 1), ainda apresenta importantes informações sobre o curso (parte 2 e parte 3):

Um abraço a todos!

Janaina Chiaradia

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS