“Bebidas e Metanol: Riscos à Saúde Pública e Combate à Adulteração”, será o tema de debate na Assembleia Legislativa dia 15 de outubro. O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União Brasil), quer unir forças entre governo, setor produtivo e sociedade civil na busca de soluções para um problema que ameaça vidas e compromete a economia.
O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Riscos à saúde e prejuízos à economia
Para o deputado Luiz Fernando Guerra, a audiência pública será um marco para fortalecer políticas públicas de fiscalização e prevenção. “A adulteração de bebidas com metanol é uma prática criminosa que coloca vidas em risco. O Paraná precisa estar na vanguarda do combate a esse tipo de fraude, garantindo segurança para o consumidor, justiça para o mercado formal e responsabilidade para o setor público. Este será um espaço de diálogo e, principalmente, de construção de soluções”, afirmou. (Com assessoria).