Um estudo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) aponta que a população idosa no Brasil deve dobrar em apenas 25 anos e, segundo o IBGE, até 2031 o país terá mais pessoas idosas do que crianças. Com esse novo cenário demográfico e uma rotina cada vez mais dependente de telas e estímulos visuais, manter a saúde dos olhos se tornou uma das principais medidas de prevenção e qualidade de vida.
Segundo Eduardo Miranda, médico titular da equipe de oftalmologia do Hospital IPO, o envelhecimento traz mudanças significativas na estrutura ocular, que merecem atenção. “A visão tende a se modificar com o passar dos anos, e nem sempre essas alterações são apenas uma questão de trocar os óculos. O acompanhamento oftalmológico regular é essencial para identificar qualquer mudança e garantir uma boa qualidade de vida”, explica.
O especialista destaca que cuidar da visão é também uma questão de autonomia e segurança. “Enxergar bem é preservar a independência. Especialmente entre os idosos, isso faz diferença para evitar quedas, manter a concentraçã o e até o equilíbrio emocional. A visão é uma das principais formas de conexão do ser humano com o mundo”, reforça.
Prevenção é o melhor caminho
Outro aspecto determinante para um envelhecimento saudável é o cuidado preventivo com a saúde ocular ao longo da vida. O médico explica que muitas pessoas ainda procuram um oftalmologista apenas quando percebem dificuldade para enxergar, seja de perto ou de longe, quando, na verdade, o acompanhamento periódico é essencial para identificar alterações sutis, prevenindo que se agravem com o tempo.
Para ele, envelhecimento saudável e enxergar bem caminham lado a lado. “Quem mantém uma boa visão tem mais chances de permanecer ativo, reagindo aos estímulos e desfrutando do ambiente ao redor. Mas isso só é possível com hábitos de cuidado ao longo da vida, pois quanto mais cedo um problema é detectado, maiores são as chances de tratamento e preservação da visão”, explica.
Atendimento integrado Com o objetivo de oferecer um atendimento mais completo, o setor de oftalmologia do Hospital IPO integra a saúde ocular aos serviços já oferecidos pela instituição. O novo espaço permite que pacientes realizem consultas e exames oftalmológicos no próprio hospital, com o mesmo padrão de qualidade, tecnologia e segurança que já caracteriza o atendimento do IPO.
“Nossa proposta é oferecer um cuidado integrado, permitindo que o paciente resolva suas demandas de saúde em um único lugar, com profissionais experientes e equipamentos de alta precisão. Isso traz praticidade e segurança para quem já é atendido no IPO e agora também pode cuidar da visão no mesmo local”, destaca o oftalmologista.


