
Doctor InLocco: Episódio Especial sobre Epidemiologia e Mudanças Climáticas
O podcast “Doctor InLocco”, da startup de comunicação “InLocco”, lançou um episódio especial sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde pública e o papel da epidemiologia na prevenção de surtos, doenças respiratórias e outros agravos. O convidado é o médico Dr. Alcides Augusto Souto de Oliveira, Diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de […]
O podcast “Doctor InLocco”, da startup de comunicação “InLocco”, lançou um episódio especial sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde pública e o papel da epidemiologia na prevenção de surtos, doenças respiratórias e outros agravos. O convidado é o médico Dr. Alcides Augusto Souto de Oliveira, Diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
Conduzido por Janaina Elias Chiaradia, o episódio explora como as transformações ambientais têm gerado novas demandas para o sistema de vigilância em saúde, afetando diretamente a qualidade de vida nas cidades, especialmente em centros urbanos como Curitiba.

“As mudanças climáticas modificam padrões de doenças. Temos aumento de arboviroses como a dengue, surtos mais intensos de leptospirose e agravamento de doenças respiratórias, especialmente em idosos e crianças”, alerta o Dr. Alcides durante a conversa.
Na primeira parte do episódio, o tema girou em torno do “Centro de Epidemiologia: prevenção e ação em tempo real”.
Durante o episódio, o Dr. Alcides explicou a missão do Centro de Epidemiologia: monitorar, analisar e atuar frente às ameaças à saúde coletiva da população curitibana. O trabalho vai desde a coleta de dados em tempo real até a coordenação de respostas a emergências em saúde pública.
“A vigilância em saúde é uma engrenagem que não para. Temos sistemas de monitoramento integrados, e estamos nos preparando para cenários mais desafiadores diante do novo clima urbano”, destacou o diretor.

Na segunda parte do episódio, o destaque foi para o “Clima, doenças e educação” na parte da epidemiologia.
O episódio ainda aborda o crescimento de doenças infecciosas como dengue e leptospirose, a intensificação de problemas respiratórios causados por oscilações térmicas e poluição, além da necessidade de educação em saúde para populações vulneráveis.
Também foram discutidos os impactos das neoplasias, o acesso à informação e o papel da sociedade na construção de uma cultura de prevenção.
Vale destacar o apoio institucional e parceria com Unicred, em especial de Curitiba/PR, com agradecimentos especiais ao gestor Marcelo Winkeler e à gerente Ana Carolina Nhaia Prado pela cessão do espaço para a gravação.
O episódio completo está disponível nas plataformas digitais da InLocco.
Aproveitem ao máximo e siga: @inlocco.oficial