HomeGERALCidadesEscola que homenageou Lula é rebaixada

Escola que homenageou Lula é rebaixada

O TSE foi prudente, interpretando que não poderia fazer juízo de valores sobre manifestação cultural e artística que ainda não tinha sido realizada. Enfim, o Tribunal respeitou a própria jurisprudência, incluindo a vedação à censura prévia, negando assim os pedidos de liminares para proibir a homenagem pela escola de Niterói ao presidente, mesmo que tenha se manifestado candidato à reeleição. Porém, deixou no “ar” que a questão poderia ser revista sob o olhar de fatos.

O desfile ocorreu no domingo (15) e com algumas prudências adotadas pelo estafe do presidente, como podar o engajamento à festa dentro do Sambódromo. Lula até desceu do camarote e foi cumprimentar integrantes da escola de samba, mas manteve discrição. Janta, a primeira-dama, descartou juntar-se ao último carro alegórico. Ministros ficaram fora. Na passarela do samba, um misto de aplausos e vaias, características prementes de um país dividido entre esquerda e direita.

Nos bastidores e na imprensa, muita discussão sobre eventuais excessos ou provocações, sempre presentes nas expressões culturais, como as envolvendo os ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. O primeiro, levado ao palco como quem “roubou” a faixa presidencial de Dilma. O segundo, fantasiado do palhaço Bozo e até “enjaulado”.

Cientistas e observadores políticos se dividiam na compreensão sobre se a homenagem levada a milhões de espectadores, seja ao vivo no Sambódromo ou nas transmissões televisivas, conduziriam a dividendos futuros no processo eleitoral ou produziriam efeitos nocivos. É bem possível que pesquisas de institutos especializados possam sinalizar algum cenário.

O fato de momento é de que, na apuração desta quarta-feira (18), a Acadêmicos de Niterói ficou em 12° e último lugar, sendo rebaixada para o Carnaval do próximo ano. Mesmo que aficionados da escola e seus coordenadores tenham declarado previamente que se viam discriminados e já vislumbrando a repulsa dos jurados nesse contexto, os experts das modalidades do desfile carnavalesco reprovaram a Acadêmicos. O samba-enredo até mereceu média 29,9. Porém, pecou em fantasia e em alegorias e adereços.

A nota final da jovem escola, nascida Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, foi 264,6. Ainda assim, longe da Mocidade Independente, que ficou em 11° lugar com seus 267,4 pontos. A grande campeã foi a Viradouro, com 270 pontos, que em seu enredo homenageou Moacyr Silva Pinto, o carnavalesco Mestre Ciça. A Viradouro também foi a vencedora do Estandarte de Ouro.

Foto Clara Radovicz | Riotur

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS