
Golpe do IPVA 2025 usa domínio ‘org’ e dados reais para enganar as vítimas
Especialistas em segurança na internet alertam para a aparência legítima dos sites falsos
Pelo menos 15 domínios diferentes usados por criminosos para aplicar golpes com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, o chamado Golpe do IPVA, foram identificados pela Kaspersky, empresa tecnológica especializada em segurança na Internet.
De acordo com o levantamento, os bandidos usam mensagens de SMS que direcionam as vítimas a sites falsos, disfarçados de plataformas legítimas, geralmente com domínio “.org”.
Proprietários de veículos do Paraná devem ficar atentos e usar sempre os canais oficiais para consultar seus débitos e realizar o pagamento. As guias do IPVA 2025 PR podem ser acessadas na página Portal do IPVA no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) , pelo Portal de Pagamentos de Tributos também da Sefa ou através do cadastro PIÁ (Paraná Inteligência Artificial). Todos os sites oficiais do Governo do estado são identificados pelo final “pr.gov.br”.
Segundo a Receita Estadual, criminosos também enviam guias de pagamento falsas pelos Correios, mas desde 2020, as guias do IPVA do Paraná só podem ser acessadas pela internet. “Além disso, a Receita Estadual não faz a cobrança por email, mensagens de SMS e WhatsApp. Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais da Receita”, alerta o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon.
Como funciona o Golpe do IPVA
Segundo a Kaspersky, o Golpe do IPVA começa com o envio de uma SMS oferecendo descontos de até 45% no pagamento do valor do imposto. Na mensagem, os criminosos enviam um link que leva para um site que simula uma consulta de débitos de veículos, ou seja, quando a vítima insere a placa de seu veículo são exibidos todos os outros dados dele, o que cria uma falsa sensação de segurança e autenticidade.
Na sequência, o site pede que a vítima informe seu CPF para quitar a dívida, mas essa é só uma forma de “roubar” os dados para usá-los em outros golpes. Por fim, os sites costumam oferecer a opção de pagamento do IPVA via QR Code do Pix, que direciona o dinheiro para uma conta de titularidade dos criminosos.
Muito convincente
O diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini, classifica essa variante de Golpe do IPVA como a mais agressiva de phishing relacionada ao imposto até o momento. Ele destaca que os sites têm aparências muito legítima e que a exibição dos dados reais do veículo das vítima é um fator muito forte para que as pessoas não desconfiem da veracidade do endereço eletrônico.
IPVA 2025 no PR
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 do Paraná (PR) já está disponível para pagamento e o calendário de vencimentos também já foi divulgado.
A cobrança do imposto se inicia em janeiro e a alíquota é de 3,5% ou 1% do valor do veículo na Tabela Fipe. Os contribuintes podem optar por pagar o IPVA Paraná 2025 à vista com uma bonificação de 6% ou parcelar em até cinco vezes sem nenhum desconto.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), quando vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota, enquanto os débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados.
IPVA 2025 PR moto
Proprietários de veículos de 170 cilindradas não precisam pagar o IPVA 2025 do Paraná. A medica começou a valer no dia 1º de janeiro. A intenção é fortalecer categorias como motoboys e entregadores, profissionais que movimentam a economia estadual.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) reforça que a isenção do IPVA para motos de até 170 cilindradas vai beneficiar 77% de toda a frota tributável de motocicletas do Paraná.
Com Ana Paulo Branco, via FolhaPress
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui