Cidades
Mais de cem mil curitibanos são hipertensos, diz prefeitura
Foto: Freepik

Mais de cem mil curitibanos são hipertensos, diz prefeitura

Condição é acompanhada nas unidades básicas de saúde, que fornecem tratamento e medicamentos de controle.

paranaportal - segunda-feira, 28 de abril de 2025 - 09:41

Mais de cem mil pessoas têm o diagnóstico confirmado de hipertensão, em Curitiba. Os dados são do SUS da capital, que monitora a pressão arterial, fornece o tratamento e medicamentos gratuitos de controle da condição, que pode resultar em doenças graves, especialmente no coração.

Somente no ano passado, quatro mil pessoas foram diagnosticadas com pressão alta na cidade, de acordo com a prefeitura.

Para evitar a enfermidade, que muitas vezes pode passar despercebida, é importante evitar a ingestão de comidas carregadas em sal, praticar exercício físico de forma regular e controlar o peso. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Luis Cuadrado, explica que a obesidade é uma das causas da hipertensão.

“Para cada dez quilos de aumento de peso, a gente aumento mais ou menos um. Por exemplo, quem está num peso bom e tem 11 por 7 de pressão, se engordar 30 quilos ele vai para 15 por 10. Então a obesidade é um dos fatores mais problemáticos”, afirma.

A pressão alta é caracterizada quando a medição apresenta valores iguais ou superiores a 14 por nove. Cerca de 51 milhões de brasileiros, quase 30% da população adulta do país, sofrem com os efeitos da condição. 

Por não ter um efeito que seja facilmente perceptível, muitas vezes a pessoa pode ter alterações da pressão arterial e não saber. Por essa razão, é recomendada a medição periódica.

“É recomendado pelo menos uma vez por ano que todas as pessoas façam a medição da pressão arterial”, enfatiza.

A hipertensão arterial é associada como causa de doenças graves como a renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral. 

Dados do Sistema Único de Saúde apontam que a pressão alta pode ser associada a 30% das mortes no Brasil.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe