HomeGeralCidadesMatrículas em tempo integral sobem para 21% no Paraná

Matrículas em tempo integral sobem para 21% no Paraná

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o Paraná ampliou o acesso à educação integral em quase todas as etapas do ensino da rede pública nos últimos anos.

Levando-se em conta todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), o Estado acumula aumento de 16,3% em 2022 para 21,4% em 2024.

Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada na pré-escola no Estado passou de 22,8% para 25,4% entre 2022 e 2024.

Já no ensino fundamental, o índice saltou de 13,5% em 2002 para 16,8% em 2024, para alunos entre o 1º e 5º ano. Para alunos do 6º ao 9º ano o salto no número de matrículas em tempo integral foi muito expressivo, tendo passado de 5,1% em 2022 para 12,5% em 2024. O mesmo ocorreu nas matrículas para o ensino médio, que saltaram de 4,4% para 10% no mesmo período.

“Quando a gente cria um programa como o Escola em Tempo Integral é com base nos resultados do Censo Escolar. Os avanços em relação ao tempo integral são um esforço que temos feito com um papel de indutor, de coordenador das políticas junto aos entes federados, para construirmos juntos e alcançarmos as metas e os avanços da educação básica”, avalia o ministro da Educação Camilo Santana.

Santana também pontua a dimensão do avanço das matrículas de tempo integral no ensino médio. “Nessa faixa, a gente praticamente atingiu a meta do PNE até 2024. Temos um novo PNE com metas mais ousadas apresentadas ao Congresso para os próximos 10 anos, mas já chegamos a praticamente 23%, quando a meta era de 25%”, lembra.

Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias, ou 35h semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. O programa incentiva a ampliação da jornada na perspectiva da educação integral e a prioriza as escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O Governo Federal fornece assistência técnica e financeira, considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS