Cuidar de Você
Como se preparar para uma gestação

Como se preparar para uma gestação

Higiene bucal, alimentação, exercícios físicos e pré-natal. Médicos da Unimed Curitiba dão dicas para uma gestação saudável

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca - terça-feira, 22 de abril de 2025 - 11:11

A preparação para uma gestação envolve diversos fatores, desde a parte emocional até os hábitos de vida. Por isso, a jornada em direção à maternidade deve começar antes mesmo da mulher engravidar.

Para falar sobre diferentes áreas desse tema e ajudar as pessoas a se prepararem para uma gestação saudável com cuidados práticos, a Unimed Curitiba reuniu uma série de dicas de médicos cooperados especialistas. Boa leitura!

Quando começar a se preparar para a gestação

O médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Daniel Nicola Martinez, recomenda que o tempo mínimo indicado para começar a se preparar para uma gestação é de um mês. O primeiro passo é a realização da consulta pré-concepcional, que avalia possíveis riscos que possam prejudicar a futura gestação, como sobrepeso, obesidade, sedentarismo, tabagismo e doenças crônicas como hipertensão e diabetes. “Após a avaliação desses riscos, é feito um plano individual para que a paciente adote hábitos saudáveis relacionados à alimentação, atividade física e até o uso de suplementação, se necessário, para trazer mais qualidade de vida e saúde para essa mulher que deseja engravidar”, reforça o médico.

Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e variada traz diversos benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê. Melhora o desenvolvimento do feto, garantindo que os órgãos e o sistema nervoso e imunológico se desenvolvam adequadamente, e reduz o risco de complicações para a mãe e o filho, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia e melhora o bem-estar materno. Além disso, também ajuda a mulher a se sentir mais disposta e com menos desconfortos, como azias e enjoos.

A médica cooperada da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Lilian Lang, sugere alguns cuidados sobre a forma de se alimentar, que também é importante. “Para que a gestante não exagere nas porções e absorva o máximo possível de nutrientes, é indicado que ela tenha atenção plena nas refeições e evite mexer no celular ou assistir TV enquanto come. Ao mesmo tempo que o estômago da grávida não pode ficar muito cheio, ele também não deve ficar vazio, o que pode aumentar os enjoos. Coma menores quantidades e aumente a frequência das refeições”, recomenda a ginecologista e obstetra.  

Exercícios físicos

Aliados da alimentação saudável, os exercícios físicos também são essenciais durante a gestação, pois contribuem para que a mulher se sinta mais disposta e tenha menos dores. A orientação é somar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Além de prevenirem o sobrepeso e favorecerem a fertilidade, os exercícios também reduzem a ansiedade das mulheres que estão tentando engravidar.

O médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcelo Guimarães Rodrigues, recomenda que a gestante se exercite sempre com a supervisão de um educador físico e lembra da importância de a atividade física ser liberada pelo obstetra, garantindo que a modalidade escolhida se adapte às limitações da paciente. “Ainda que nenhum exercício seja proibido durante a gestação, o ideal é evitar os esportes de contato e que aumentem o risco de traumas, como futebol e artes marciais, além das modalidades com risco de queda, como ciclismo e equitação”, destaca o especialista.

Higiene bucal

Grávidas devem manter a boa higiene bucal e os cuidados odontológicos para evitar que problemas nos dentes e na gengiva afetem a saúde materna e fetal. Isso porque as mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez podem aumentar o risco de a gestante sofrer com inflamações na gengiva. Além disso, as mudanças nos hábitos alimentares e a ocorrência de vômitos deixam a mulher mais suscetível a desenvolver problemas dentais

O médico cooperado da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Luiz Augusto Mazzarotto, afirma que “caso algum problema odontológico venha de fato a ocorrer, as bactérias que estão na boca podem atingir a corrente sanguínea e se espalhar pelo organismo, causando complicações de saúde capazes de afetar tanto a mãe quanto o bebê, incluindo pré-eclâmpsia, parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso. Por isso, a gestante deve ficar atenta a lesões na boca e a sangramentos gengivais e procurar um dentista caso observe algum desses sinais”. Diante da necessidade de um tratamento odontológico, é indicado que o dentista entre em contato com o obstetra que acompanha a paciente para se certificar de que ela pode tomar os medicamentos que venham a ser prescritos, como antibióticos e anestésicos.

Pré-natal
O pré-natal é um dos cuidados mais importantes durante a gravidez. Nos casos em que a consulta pré-concepcional não é viável, com a confirmação da gravidez, a gestante deverá iniciar as consultas pré-natais regulares para monitorar seu estado de saúde, acompanhar o desenvolvimento do feto e intervir preventivamente no caso de qualquer complicação ser diagnosticada. Durante 9 meses, a gestante é acompanhada por uma equipe médica especializada para monitorar sua saúde e o desenvolvimento do bebê fazendo com que a gestação se desenvolva da melhor maneira possível.

A médica cooperada da Unimed Curitiba e especialista em ginecologia e obstetrícia, Elaine Regina Bregola, explica que atualmente são recomendadas no mínimo seis consultas pré-natais ao longo da gravidez. “Elas devem acontecer mensalmente até a 28ª semana de gestação; quinzenalmente, da 28ª até a 36ª semana; e semanalmente a partir da 37ª. Contudo, essa é uma recomendação geral, já que gestantes de alto risco podem precisar de mais consultas ou de uma periodicidade diferente de avaliações médicas”, compartilha a médica.

Sobre a Unimed Curitiba

Maior operadora de planos de saúde do Paraná, a Unimed Curitiba está entre as cinco maiores do Sistema Unimed. Com 53 anos de atuação, reúne quase cinco mil médicos cooperados ativos, dois mil colaboradores e 650 mil clientes em Curitiba e região metropolitana. Sua rede credenciada é composta por 369 prestadores, entre clínicas, hospitais e unidades laboratoriais, das quais 22 são próprias da Unimed Laboratório. Além da sede administrativa, possui unidades assistenciais, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e o Espaço Saúde. Saiba mais em unimedcuritiba.com.br e acompanhe as atualizações nas redes da cooperativa no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube, Spotify e TikTok.

Compartilhe